Milroy Perera Associates, em colaboração com Mäga Engineering, revelou planos para a construção do edifício residencial jardim mais alto do mundo, em Rajagiriya, Sri Lanka. A torre Clearpoint contará com 164 apartamentos e 46 pavimento, e se localizará a 10 km de Colombo, capital do país.
Segundo os arquitetos, a torre "será pioneira em questão de residências sustentáveis no Sri Lanka, com o objetivo de impulsionar a vida urbana, e, simultaneamente, manter um equilíbrio com a natureza e com o ambiente do entorno, o foco principal é criar um sentimento de viver no térreo."
Janelas e Terraços
"Uma das principais razões do aquecimento dos apartamentos é o fato da maior parte dos apartamentos do Sri Lanka terem janelas expostas diretamente ao sol. Para reverter este fato, projetamos nosso edifício de modo que as janelas não recebam luz solar direta. Conseguimos isso através de grandes varandas que se prolongam, formando grandes terraços."
Condicionamento do ar sustentável
"Já que os apartamentos não receberão calor da exposição solar, será possível reduzir a potência dos dispositivos de climatização, gastando, assim, menos energia para resfriar os apartamentos. Além disso, todas as unidades terão ventilação cruzada.
Terraços jardins
"A vegetação nos terraços dá ao edifício seu traço único, mas há outras razões práticas para as plantas nas varadas. A vegetação auxilia a absorver o som, tanto internamente quanto externamente, proporciona sombreamento e diminue a temperatura nos terraços. Além disso o oxigênio produzido durante o dia ajuda a melhorar a qualidade do ar nos apartamentos."
"Um sistema automatizado de irrigação foi incorporado em todo o edifício, assim, os jardins são mantidos sem que os moradores tenham que regá-los. O sistema funciona por gotejamento, ao invés de borrifadores, gastando menos água.
Painéis solares
"Painéis solares instalados na cobertura gerarão energia suficiente para as instalações coletivas, como as luzes do hall e dos espaços abertos, elevadores, sistema de reciclagem de águas cinzas, tratamento do esgoto, etc. Qualquer excedente de energia será devolvido à rede pública."
Sistema de reciclagem de águas cinzas
"Um dos maiores pontos de gasto de água nos apartamentos é a descarga dos banheiros. Buscando reduzir o uso de água da rede pública, a água dos chuveiros e pias dos apartamentos será coletada e passará por um sistema de reciclagem. Esta água reciclada será misturada à água da chuva e direcionada às descargas dos banheiros e ao sistema de irrigação.
O edifício deve ser concluído no final de 2015.
Referências: Clearpoint Residencies